16 outubro, 2009

Pobre Pinhel

Já por diversas vezes ouvi a expressão “pobre Pinhel”, eu discordo redondamente .




Pinhel é até bastante rico, já desde tempos imemoriais . Quem lá habita é que é pobre , principalmente pobres de espírito .As gentes de Pinhel já há muito que não se governam nem se deixam governar .



Valentim dos Santos Dinis, pinhelense de um empreendedorismo invejável, fundador(na diáspora, Brasil) da cadeia de hipermercados internacional “Pão de açúcar”.

José Gomes Canotilho, pinhelense ilustre, distinguido com o prémio Pessoa em 2003 e em 2004 com a comenda da Ordem da Liberdade, possivelmente o melhor constitucionalista português da actualidade. Dois Exemplos de brilhantismo pinhelense, mas também os pinhelenses anónimos(anónimos merecem respeito) Que um dia partiram para qualquer parte do mundo, grandes trabalhadores, competentes e muitos deles dirigentes de associações portuguesas, onde se esforçam para manter viva a nossa cultura .Outros assumindo papeis de liderança social e sindical , lutando e reivindicando por melhorias para a comunidade ,portuguesa em particular, conseguindo excelentes resultados.



Pinhel tem gente da melhor qualidade espalhada por Portugal inteiro e pelo resto do mundo, penso no entanto que os pinhelenses só gostam de mostrar o que valem a gente alheia e não gostam de ser orientados ou ser “comandados” por gente da própria terra .



É caso para dizer, pobres pinhelenses em Pinhel e não “pobre Pinhel”.



Quando todos quisermos e assumirmos a nossa terra ,Pinhel deixará de ser pobre, como dizem, porque possui uma riqueza incalculável, AS SUAS GENTES.

Sem comentários: