28 setembro, 2009

Que fazer?









Foi uma meia vitória, o PS perdeu a maioria no parlamento.





Só dois partidos não capitalizaram : o PS, porque era o incumbente; o PSD, por falta de credibilidade da «política de verdade» e total incapacidade da líder.



Os três que capitalizaram, com o PP à frente, estão muito contentes, parece que ganharam. Apenas se iludem, como digestivo para o segundo sapo Sócrates, sempre mais difícil de engolir do que o primeiro. Daqui para a frente, se esses três partidos quiserem dar alguma utilidade aos votos que colheram, não poderá ser só para protestar, obstruir, empatar, adiar reformas indispensáveis, manter corporativismos estéreis, defender soluções falidas. Se insistirem, serão castigados.



O PS também não pode iludir-se com esta vitória. Se tivesse havido uma reedição da Aliança Democrática, Sócrates tinha perdido as eleições. Pode, pois, agradecer ao voto inútil no PP. O Paulinho chamou-lhe «voto utilíssimo» e Sócrates deve estar plenamente de acordo com ele.^
 O governo vai ser o mesmo, Sócrates pode governar mais facilmente com uma maioria relativa do que quando tinha a maioria absoluta, é melhor ter que enfrentar a oposição no parlamento do que aturar as intrigas palacianas e as conspirações amadoras de Belém. Além disso, o Caso Freeport já deu o que tinha a dar, agora as atenções virar-se-ão para o Caso BPN e tudo aponta para que o PSD e Cavaco Silva tenham de provar o veneno que tentaram servir a Sócrates, só que em doses bem superiores.

Sem comentários: